Inquéritos de Qualidade de Serviço - 1º Trimestre 2014
13/05/2014
Da análise aos Inquéritos de Satisfação de Clientes Finais, respondidos no primeiro trimestre do corrente ano, concluímos:
- O objetivo dos alugueres mantém-se como principais, desde sempre, ‘Sinistro’ e ‘Assistência em viagem’ naturalmente como resultado do nosso core business se centrar na vertente institucional;
Apenas em Fevereiro se notou um ligeiro acréscimo (não significativo) nos alugueres no âmbito do lazer.
- Na análise relativa às Estações (Out e In), sobre as questões da qualidade do ‘Atendimento’ e ‘Rapidez’, verifica-se novamente que a grande maioria dos inquiridos considera o serviço Muito Bom e Bom em ambas as vertentes.
No mês de Fevereiro notou-se um pequeno decréscimo mas com valores superiores a 95% e 93,5%, para cada item respetivamente.
- Relativamente à Central de Reservas nota-se, neste primeiro trimestre:
Na questão relativa ao ‘Atendimento’, e na avaliação do serviço como Muito Bom e Bom, observámos uma média de respostas de 95,4% de Janeiro a Março de 2014 (comparativamente, 97,1% de inquiridos posicionavam-se nestas opções no mesmo período de 2013 e 94,4% no acumulado do mesmo ano);
Sobre a ‘Rapidez’ do serviço, o acumulado deste 1º trimestre representa um posicionamento em Muito Bom e Bom de cerca de 95% face ao total de respostas (contra 96,7% do mesmo período de 2013).
Esta diminuição justifica-se com a ausência de uma operadora no plateaux (entre Janeiro e Março de 2014). A situação foi entretanto retificada com o reforço da equipa, pelo que se prevê que no próximo trimestre se verifique um aumento na taxa de satisfação dos inquiridos nestas duas categorias.
- Sobre a Qualidade das viaturas, e ainda que a percentagem de Inquiridos que classifica esta questão com Muito Bom e Bom se apresente com cerca de 84%, revela-se neste trimestre a tendência decrescente já antes identificada (-3,5% que o ultimo trimestre de 2013 e -7% face ao período homólogo do ano transato).
Apraz-nos contudo indicar que o Plano de renovação de frota delineado pela Turiscar para 2014 iniciou-se em princípios de Abril, donde se espera que o próximo trimestre traga uma inversão nos resultados, com o aumento da percentagem associada a estes dois itens de valorização positiva.
- Ao nível da questão Limpeza/Estado da viatura os dados revelam um posicionamento médio em Muito Bom e Bom de cerca de 93,8% (ligeiramente inferiores ao do período homólogo mas similar aos resultados acumulados de 2013: 93,5%).
Por fim, em termos globais, o serviço prestado pela Turiscar é entendido como Muito Bom e Bom por cerca de 94,9% dos inquiridos, em termos médios.